Economia circular: como a Aurora transforma suas embalagens em oportunidades

Publicado em: 05/09/2025

A sustentabilidade não deve ser encarada como um custo, mas sim como um investimento no futuro do planeta. Foi com esse pensamento que a Cooperativa Vinícola Aurora resolveu fortalecer a logística reversa de embalagens e contribuir com a economia circular no Brasil.

Por meio de uma parceria com a eureciclo, a companhia compensou 630 toneladas de material reciclável, o equivalente a mais de 1,5 milhão de cachos de uva, e beneficiou seis cooperativas de reciclagem pelo país. Só o vidro representa 533 toneladas desse total.

Entenda no texto a seguir como funciona essa parceria e como ela se alinha aos compromissos de ESG da Vinícola Aurora.

O que é economia circular?

A economia circular é um modelo de produção e consumo que busca reduzir o desperdício e prolongar o ciclo de vida dos recursos.

Diferentemente do modelo tradicional “extrair, produzir e descartar”, a economia circular propõe que materiais e produtos sejam reutilizados, reciclados e reinseridos no processo produtivo, diminuindo a pressão sobre o meio ambiente.

Na prática, isso significa reaproveitar resíduos como matéria-prima, estender a vida útil de produtos por meio da manutenção, reparo e reuso e incentivar modelos de negócio baseados em compartilhamento e logística reversa.

Dentro da sustentabilidade, a economia circular é essencial porque transforma resíduos em oportunidades, une inovação com responsabilidade e coloca empresas na liderança de uma nova forma de crescer sem esgotar os recursos do planeta.

A parceria entre a Vinícola Aurora e a eureciclo na reciclagem de embalagens

A eureciclo é um negócio de impacto socioambiental que, junto com as empresas, como a Vinícola Aurora, e a sociedade, estrutura a cadeia de reciclagem para transformar a vida das pessoas.

“A eureciclo é uma entidade que auxilia grandes organizações a trabalharem com logística reversa, ou seja, a compensar um determinado percentual daquilo que a gente coloca no mercado anualmente em termos de embalagens recicláveis”, explicou a gerente de Sustentabilidade da Cooperativa Vinícola Aurora, Cassandra Marcon Giacomazzi.

Essa reciclagem envolve embalagens primárias, que incluem garrafas, caixas longa vida (tetra pak), tampas e gaiolas, no caso dos espumantes.

“A parceria com a eureciclo se dá no momento em que a gente busca pensar as questões ambientais de uma forma mais estratégica e mais responsável. Essa parceria vem para ir além de um atendimento à legislação”, afirmou Cassandra.

O caminho das embalagens

Garrafas
Economia circular propõe que materiais e produtos sejam reutilizados, reciclados e reinseridos no processo produtivo

O modelo de economia circular da Aurora funciona em quatro etapas. Na primeira, a cooperativa fabrica e distribui os produtos e embalagens.

Na segunda etapa, o consumidor adquire os produtos e, posteriormente, descarta as embalagens corretamente. Em seguida, uma cooperativa ou operador realiza a coleta, triagem e separação dos resíduos, que são vendidos para um reciclador.

Por fim, o reciclador compra os fardos recicláveis e garante a destinação correta dos resíduos. Os itens de alumínio, papel, vidro e plástico são separados, prensados, tratados e reinseridos na cadeia produtiva.

A atuação conjunta já beneficia seis cooperativas de reciclagem nos estados de Goiás, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, gerando renda e empregos. Segundo a eureciclo, mais de 1,3 milhão de toneladas de resíduos já foram corretamente destinadas desde 2016, com impacto positivo para cerca de 16 mil famílias.

Em 2025, a Aurora declarou o que colocou no mercado em 2024, atingindo 32% de compensação.

“A logística reversa busca que as empresas compensem uma parte mínima daquilo que se colocou no mercado no ano anterior, em material que seja possível ser reciclado. Esse percentual vai gradativamente crescendo. A gente vai se organizando como empresa para elevar esse número. É uma meta que conversa muito com o que a legislação nos traz”, afirmou Cassandra.

ESG na Aurora

Desde 2023, a Aurora vem articulando e implementando ações e programas em suas estratégias de ESG. Isso inclui iniciativas como a reciclagem das embalagens.

Um dos tópicos mais importantes é a gestão de águas e efluentes. Todo o processo de tratamento da estação é gerenciado, controlado e monitorado por meio de indicadores. Alguns deles, explica Cassandra, já existiam, e outros foram propostos no ano passado, com a inserção da estratégia ESG.

Já as ações sociais da Vinícola Aurora buscam a promoção do bem-estar, da inclusão e do desenvolvimento local, em um alinhamento amplo com as famílias cooperadas e a equipe de colaboradores.

Por fim, no quesito governança, a Aurora garante uma gestão ética, transparente e alinhada às boas práticas corporativas.

Você pode conferir os 20 compromissos da nossa cooperativa aqui.

Aurora: compromisso com a sustentabilidade

Criada em 1931, a partir da união de 16 famílias em Bento Gonçalves (RS), a Cooperativa Vinícola Aurora desenvolve uma economia sustentável, na qual o produtor rural tem seu trabalho reconhecido e prestigiado, impulsionando a produção local e melhorando a qualidade de vida no campo.

Conheça mais sobre a Aurora acessando o nosso site.

Economia circular: como a Aurora transforma suas embalagens em oportunidades
Voltar para o Blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO