No mundo dos vinhos, a palavra francesa “terroir” está relacionada a experiências autênticas e surpreendentes. Este termo é frequentemente utilizado para definir a singularidade de diferentes variedades de uva nas regiões em que elas são plantadas.
A verdade é que o terroir é um dos conceitos mais importantes para entender por que um vinho tem determinado aroma, sabor e personalidade. Desde o solo até a influência humana, essas características ajudam a moldar a alma da bebida.
A Cooperativa Vinícola Aurora se destaca pela qualidade das suas produções. Só em 2025, já conquistou 45 medalhas em concursos nacionais e internacionais, elevando o seu total histórico para 961 premiações.
Entenda, no texto a seguir, algumas das principais características do terroir na Aurora.
O que é terroir?
O termo “terroir” é muito utilizado no universo vitivinícola para descrever o conjunto de condições naturais e humanas que impactam o cultivo da uva e, consequentemente, o estilo do vinho produzido.
O enólogo responsável pela área de P&D da Aurora, Christian Bernardi, explicou que esse conceito não se trata de apenas um fator isolado, mas sim de uma combinação de elementos.
“Não se trata apenas do solo; também temos que levar em conta o microclima daquele vinhedo. E, além disso, também temos que considerar, no terroir, a interação do produtor que cultiva aquele vinhedo. Ou seja, o terroir engloba os aspectos naturais, a interação do homem nesses aspectos e tudo que afeta a qualidade da uva extraída. Por isso, nenhum vinho é igual ao outro”, explicou.
Como o terroir impacta na qualidade do vinho
O terroir possui influência direta na qualidade dos vinhos. Segundo Bernardi, esse impacto deve ser entendido de diferentes formas, desde o básico (ter a uva mais madura ou mais verde) até os detalhes, como uma maior expressão de um ou outro aroma.
“Por exemplo, podemos ter a variedade Chardonnay que fica ‘mais madura’ em um determinado local. Esta uva possivelmente será destinada à produção de vinhos nos quais é bem-vindo o maior teor alcoólico. Já a mesma variedade Chardonnay, cultivada em outro local, pode estar numa condição de menor insolação ou maior altitude e atingir a maturação com menos açúcares na fruta. Com isso, ela, consequentemente, será melhor aproveitada na elaboração de espumante”, afirmou.
Dessa maneira, assim como o terroir impacta nas características da uva, o processo de vinificação tende a se ajustar ao potencial da fruta, mudando o processo de elaboração até o engarrafamento.
“Vale destacar que qualidade não é algo absoluto. Não existe o ‘melhor vinho’. Entendemos a qualidade como a característica que atende a um determinado consumidor. O que buscamos no vinho Cabernet Sauvignon da marca Marcus James são características diferentes de um vinho Cabernet Sauvignon da marca Aurora Varietal”, completou Bernardi.
O terroir na Aurora
A Vinícola Aurora conta com uma rica diversidade de terroirs no Rio Grande do Sul, permitindo muito mais variedade nas produções de vinhos.
“Por sermos a maior vinícola do Brasil, temos uvas produzidas por mais de 1.100 produtores associados da Cooperativa, espalhados em muitas regiões. Isso nos permite ter uma grande diversidade de estilos e características de qualidade das uvas. Nesse processo, buscamos realizar os blends dessas diferenças, na busca por um padrão de qualidade que caracteriza cada uma das nossas marcas”, explicou o enólogo.
Confira, a seguir, alguns terroirs de destaque:
Terroir Vale dos Vinhedos
O Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, é a mais aclamada região produtora de vinhos do Brasil, onde a terra e o clima são perfeitos para o cultivo de diferentes variedades de uva.
Além de ser uma região montanhosa por natureza, seu solo é formado por rochas basálticas com diversas profundidades, proporcionando uma camada fértil bem pronunciada. O terreno fica a 630 metros acima do nível do mar.
O clima subtropical, com temperaturas que oscilam entre -4°C e 32°C, garante invernos rigorosos e verões quentes, estações que otimizam as etapas de crescimento da videira. Os dias quentes com noites frescas beneficiam a concentração de açúcar e a coloração das uvas.
“O Giola Merlot D.O. expressa a complexidade aromática e o equilíbrio gustativo da variedade Merlot neste vale da Serra Gaúcha. É potente em álcool, seus taninos são macios e bastante doce no aroma”, comentou Bernardi.
Terroir Altos de Pinto Bandeira

Reconhecida pelo INPI como um território com Indicação de Procedência (IP) para vinhos finos e espumantes, a região vem crescendo em visibilidade e qualidade ano a ano.
A região de Pinto Bandeira tem demonstrado cada vez mais excelência no cultivo de variedades viníferas. Trata-se de um terroir com identidade própria, no que diz respeito às suas combinações naturais de clima, relevo e solo — sem falar na técnica e nos saberes tradicionais dos produtores da região.
As uvas desta região estão presentes nos espumantes D.O. Altos de Pinto Bandeira e nos vinhos da IP Pinto Bandeira Chardonnay, Pinot Noir e Riesling.
“Este terroir, por ser mais frio e ter maior altitude, tem a característica de aportar complexidade e delicadeza aos vinhos. Além de ter menos potência, destaca-se na produção de espumantes, sobretudo pela fineza e elegância no aspecto aromático”, comentou o enólogo.
Terroir Campanha Gaúcha
A Campanha Gaúcha carrega alguns atributos que a diferenciam das demais regiões vinícolas. Entre seus diferenciais está o clima, com temperaturas que facilmente chegam a zero grau no inverno, verões muito quentes e menor incidência de chuva em relação a outras zonas produtoras.
Outra característica marcante é o solo basáltico e arenoso, com ótima drenagem e pouca concentração de matéria orgânica. Na linha da Aurora, destaque para Gran Reserva Tannat e Touriga Nacional.
“São vinhos tintos nos quais o terroir da Campanha Gaúcha entrega muita potência, não só no grau alcoólico, mas também nos taninos abundantes, que requerem maior tempo de envelhecimento. No aroma, temos menos elegância, mas maior intensidade e austeridade”, explicou Christian Bernardi.
Este cuidado técnico e respeito ao terroir colocam a Aurora à frente no cenário nacional, levando para cada taça um pouco do Brasil vitivinícola. Acesse o nosso site e fique por dentro de todas as novidades.