A primeira referência a um saca-rolhas foi observada na década de 1680. Esses instrumentos rudimentares – “vermes de aço” – eram variações de ferramentas de limpeza de canos de mosquetes (vermes de armas) fabricados por armeiros. Ao longo dos próximos 300 anos, os inventores arquivariam centenas de patentes, aprimorando incansavelmente esses primeiros saca-rolhas adaptados. Aqui está uma breve história dos avanços mais importantes.
O PRIMEIRO SACA ROLHAS PATENTEADO
O reverendo Samuel Henshall recebeu a primeira patente mundial para um saca-rolhas em 1795. Henshall, um oficial religioso em Oxford, Inglaterra, colaborou com Mathew Boulton, um fabricante proeminente em Birmingham, para trazer seu saca-rolhas ao mercado. A principal melhoria de Henshall no verme de aço com cabo de madeira foi a inserção de um disco côncavo entre o cabo e o verme. O disco tinha duas finalidades: evita que o usuário aperte muito fundo na rolha e força a própria rolha a girar uma vez que esse limite seja atingido, quebrando qualquer vedação entre a rolha e o gargalo de vidro.
O saca-rolhas de Henshall foi tão eficaz que foi amplamente utilizado por mais de 100 anos. Os entusiastas da cortiça – helixófilos – afirmam que, embora Henshall possa ter patenteado o design, ele provavelmente não foi o seu inventor, já que modelos semelhantes foram feitos por outros décadas antes.
INVENTANDO A TORÇÃO DE DIREÇÃO ÚNICA
A próxima inovação importante no design de saca-rolhas pode ser atribuída a outro inglês, Edward Thompson. Thompson, em uma patente de 1802, documentou uma maneira de permitir que um usuário gire o saca-rolhas em uma única direção, utilizando parafusos encaixados, que giram em direções opostas. Quando um parafuso atingiu seu limite, um segundo parafuso se encaixou, permitindo que a rolha começasse seu movimento para cima. Este elemento de design fez o seu caminho em muitos outros designs de saca-rolhas, incluindo o famoso saca-rolhas “Zig-Zag”.
O AMIGO DO GARÇOM
Em 1882, o inventor alemão Carl F.A. Wienke, registrou uma patente do “Amigo do garçom”, também conhecido como “Amigo do mordomo” e “Chave do vinho”. Este saca-rolhas dobrável e fino (em um formato semelhante a um canivete – ganhando outro nome, o “Canivete do Sommelier”) emprega um parafuso e uma única alavanca. A alça do Amigo do Garçom usa a lateral da garrafa de vinho como alavanca, facilitando o puxão da rolha para cima. Embora este projeto tenha visto muitas melhorias – as alavancas de dobradiças duplas do “Pull-Tap” proeminentes entre elas – sua forma básica provou seu valor, já que as inúmeras variações permanecem extremamente populares entre os profissionais de restaurantes e bares e bebedores de vinho em casa.
A ASA
O saca-rolhas “Wing” de dupla alavanca, cremalheira e pinhão tem suas origens em H.S. A patente britânica de 1888 de Heely em um saca-rolhas que ele chamou de Alavanca Dupla A1 Heeley. Uma versão deste saca-rolhas chegou aos Estados Unidos em 1930. Patenteado pelo designer italiano Dominick Rosati, o design continua bastante popular. Conforme você torce o parafuso na rolha, um par de alavancas sobe em cada lado do gargalo da garrafa. Quando você empurra as alavancas para baixo, a cortiça sobe. Quando trabalhada em um metal mais pesado e espesso, pode ser fácil de usar e bastante eficaz. Versões baratas e mais frágeis podem ser frustrantes de usar, já que a vantagem que o saca-rolhas deve fornecer simplesmente não existe.
INOVAÇÕES MODERNAS
1979 viu o lançamento do saca-rolhas “Screwpull”, desenhado e patenteado por Herbert Allen, um engenheiro da indústria petrolífera e aeroespacial que se apaixonou pelo vinho enquanto viajava pela Europa nos anos 1950. Allen usou plástico policarbonato e metais avançados para produzir um saca-rolhas tão elegante que entrou na coleção permanente do Museu de Arte Moderna. O dispositivo fino envolve a parte superior da garrafa. Para usá-lo basta girar o parafuso de plástico.
Herbert Allen ganhou outra patente para um saca-rolhas de alavanca única, que empregava uma série de golpes de baixo para cima para baixo para mergulhar na rolha, puxá-la para fora e, em seguida, soltar o parafuso. O “Coelho” tornou este tipo de saca-rolhas famoso entre os consumidores americanos, como uma forma extremamente fácil de usar, embora cara, de remover rolhas de forma confiável.
O que o futuro guarda? Talvez um dia a ideia de remover rolhas nos pareça estranha, pelo menos para garrafas caras que gostaríamos de beber em mais de uma vez. O Coravin usa uma seringa e gás inerte para permitir que o vinho seja removido de uma garrafa sem nunca extrair a rolha, ou permitindo que o oxigênio entre.
Fonte: vinepair.com