Vinícola Aurora pelos olhos do sommelier: como nasce um vinho?

Publicado em: 01/09/2025

Quando se fala em vinhos de qualidade, o que chega à taça é apenas a ponta de um processo muito maior.

Antes de encantar no primeiro gole, o rótulo percorre um caminho que começa nos vinhedos, passa pela sala de fermentação, ganha forma nas mãos do enólogo e é avaliado pelo sommelier

Nos bastidores da produção da Vinícola Aurora, esse trabalho minucioso garante que cada safra traduza a identidade da marca e entregue ao consumidor um produto que reflete a história e a essência do Vale dos Vinhedos.

Para entender mais sobre os vinhos e a produção deles, conversamos com o sommelier Marcelo dos Santos, da Vinícola Aurora, que explicou como funciona esse processo cuidadoso que garante que os rótulos mantenham qualidade, identidade e equilíbrio entre tradição e inovação. 

Marcelo dos Santos nos conta que sua trajetória no universo dos vinhos começou em 2015, em uma pequena vinícola boutique no Vale dos Vinhedos. A partir dessa experiência inicial, nasceu uma curiosidade crescente pela bebida, que se transformou em dedicação aos estudos, degustações e aprofundamento no vasto mundo do vinho. 

Em 2018, chegou à Vinícola Aurora, no setor de turismo, acompanhado da formação como Sommelier profissional pela ABS/RS. Pouco tempo depois, em 2023, conquistou o título de 2º Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul, e, em 2025, tornou-se Campeão do 1.° Desafio Sul-Brasileiro de Sommeliers, promovido pela Band Paraná.

Ao longo deste conteúdo exclusivo do blog da Vinícola Aurora, Marcelo dos Santos traz detalhes sobre o universo vitivinícola e explica um pouco mais sobre como a Vinícola Aurora transforma cada safra em vinhos. Confira! 

Sommelier: a conexão entre a vinícola e o consumidor

O sommelier atua como elo entre campo, cantina e consumidor final. “Ele é o profissional responsável por entender o produto e por falar dele para o cliente”, explica Marcelo. Mas o profissional tem diversas responsabilidades.

Segundo Marcelo, atualmente o sommelier precisa estar atento a muitas questões. São elas:

  • a) “safra, ou seja, o que está acontecendo no campo e no clima”;
  • b) ”cantina, através de contato com enólogos, onde se busca saber da elaboração do produto e, principalmente, o seu resultado”;
  • c) “produto final, que é onde o sommelier realmente inicia o seu trabalho, que é degustar o vinho, fazer análise sensorial, criar ficha técnica e desenvolver treinamentos com o intuito de levar o produto para os clientes internos e externos”. 

Ou seja, ao equilibrar conhecimento técnico, sensibilidade sensorial e diálogo constante com o consumidor, esse profissional garante que cada vinho seja compreendido em sua essência e apreciado em sua plenitude.

Da uva ao estilo: como nascem os vinhos Aurora

Por trás de cada garrafa da Vinícola Aurora, existe um processo super detalhado que começa no campo e termina na taça. Segundo Marcelo, os perfis das safras, dos aromas, dos sabores, das cores e até o equilíbrio natural da uva são determinantes para decidir quais estilos de vinhos serão elaborados.

“A safra revela muitas coisas, desde aromas, sabores e cores. Cada safra é única, e a safra atualmente boa não garante sucesso na próxima e vice-versa. Uma grande safra com certeza terá ótimos vinhos, o que faz com que se defina estilos específicos de produto naquele ano”, fala o sommelier. 

Marcelo explica que “uma excelente safra, onde as uvas tiveram ótima maturação e que passaram por uma boa amplitude térmica, revelarão vinhos mais intensos em cor, taninos, fruta, aromas e até mesmo álcool. Assim, se tem um vinho mais robusto e austero, propício para um bom período de guarda”

E ele continua: “Já uma safra ruim, com muita chuva e com pouca amplitude térmica, dará frutos pouco interessantes, o que resultará em vinhos com pouca cor, menos álcool, provável desequilíbrio e com qualidade relativamente mais baixa”.

A definição de estilos como seco, suave, espumante ou rosé não acontece por acaso. O processo envolve:

  • Análise inicial no campo;
  • Testes com enólogos e análises físico-químicas em laboratórios;
  • Análise sensorial e ficha técnica com sommelier.

“A análise inicial ocorre no campo, ao provar a matéria-prima. Depois, durante o processo de fermentação, o enólogo vai realizando provas do produto a fim de acompanhar seu processo. Enquanto isso, em laboratório, ocorre também a análise físico-química do produto, com o intuito de levantar os pontos mais importantes do vinho, tanto os corretos quanto os que devem ser ajustados. Depois do produto pronto, o sommelier realiza a análise sensorial e confecciona a ficha técnica”, conta Marcelo. 

Qual é a importância da análise sensorial e química?

Nos bastidores da produção de vinhos, cada detalhe faz diferença no resultado final: “Cada vinho é único e cada estilo merece a sua atenção”, pontua Marcelo. 

Além disso, o sommelier explica sobre a acidez: “Ela, por exemplo, é um elemento essencial em todos os estilos, mas ganha protagonismo em espumantes e vinhos brancos, onde o frescor precisa ser evidenciado”.

Ainda, completa: “Já o açúcar, originário da maturação natural da uva, é determinante para a qualidade de qualquer rótulo e, no caso dos vinhos doces, torna-se indispensável. A maturação da fruta também exerce papel central, sobretudo nos tintos e em alguns brancos, pois garante aromas distintos e maior complexidade sensorial”. 

Tradição, inovação e responsabilidade: conheça os rótulos da Vinícola Aurora

Como vimos, a essência da Vinícola Aurora está no equilíbrio entre respeito à história e olhar para o futuro. Os rótulos carregam a tradição de décadas dedicadas ao vinho, ao mesmo tempo em que se renovam com práticas modernas e atenção constante às demandas do mercado.

Como destaca Marcelo, “a Vinícola Aurora está sempre atenta ao mercado, buscando inovar cada vez mais não só em produtos, mas também em qualidade. Contudo, muito embora esteja sempre atenta às tendências, a Aurora não deixa a tradição de lado, e foca também naquilo que faz parte da sua história, gerando equilíbrio entre as duas formas de trabalho, ou seja, tradição e inovação”.

Assim, as bebidas traduzem a responsabilidade e o cuidado de uma produção de qualidade, convidando o consumidor a viver uma experiência em cada taça. 
Acesse aqui e conheça os rótulos da Vinícola Aurora.

Vinícola Aurora pelos olhos do sommelier: como nasce um vinho?
Voltar para o Blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO