Expedição automatizada impulsiona o crescimento da Vinícola Aurora

Interior de um grande centro de distribuição com prateleiras altas cheias de caixas e pallets organizados.

Em 2025, a Vinícola Aurora deu um passo decisivo rumo à inovação logística ao inaugurar a maior expedição automatizada do segmento vitivinícola do Brasil, localizada no coração do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS). Iniciado em março de 2024, o projeto foi concluído em setembro do mesmo ano, com uma estrutura robusta que integra tecnologias de ponta à eficiência operacional.

A nova estrutura, conhecida como Magazine (refere-se a posições automatizadas para armazenar os pallets de produtos), é uma inovação tecnológica única no país, capaz de triplicar a capacidade de estocagem da vinícola para 2 milhões de caixas.

Essa operação substitui o trabalho manual e o uso de empilhadeiras por uma operação robotizada que faz a movimentação com agilidade e precisão. Isso aumenta a produtividade e melhora a qualidade do transporte interno, reduzindo perdas e otimizando o tempo.

Com a mudança, a Aurora se reposiciona como referência em tecnologia no setor vitivinícola latino-americano. Continue a leitura para conhecer todos os detalhes dessa implementação.

O que é a expedição automatizada da Aurora

A expedição automatizada da Vinícola Aurora representa uma revolução no processo logístico da empresa, substituindo o trabalho manual e o uso de empilhadeiras por uma operação robotizada. 

“Agora, a movimentação de produtos é realizada por carros satélites (robôs) que otimizam o tempo, movendo pallets de forma eficiente e sem intervenção humana direta, garantindo maior agilidade e precisão”, explica Ademir Trevizan, gerente de Expedição e Logística.

Segundo ele, “a operação de expedição foi significativamente automatizada, mas não é totalmente autônoma. A movimentação dos produtos, desde o armazenamento até a separação, é realizada pelos carros satélites, mas ainda há a necessidade de intervenção humana em algumas áreas, como o manuseio dos pallets no momento da carga e a operação dos motoristas das empilhadeiras, que inserem os pallets no Magazine”.

Tecnologias envolvidas e rastreabilidade

O principal equipamento envolvido na operação é o carro satélite, movido por baterias de lítio. 

“Esses veículos são responsáveis por transportar os pallets dentro do armazém. Além disso, há sistemas de software que gerenciam o controle de estoque e a movimentação dos produtos, garantindo que os produtos sejam localizados, rastreados e enviados de maneira eficiente”, afirma o gerente.

Trevizan também confirma que “a Vinícola Aurora utiliza um sistema de rastreabilidade que permite monitorar cada lote de produtos ao longo da cadeia logística. Isso inclui a capacidade de rastrear as caixas enviadas, garantindo visibilidade em tempo real de seu status até o destino final”.

Redução de perdas e ganhos operacionais

De acordo com o gerente, “a automação contribui significativamente para a redução de avarias, pois evita o empilhamento excessivo de produtos, o que antes resultava em danos causados por impactos. Com os pallets sendo manipulados de maneira mais precisa e sem sobrecarga, as caixas têm menos chance de serem amassadas ou quebradas durante o transporte, resultando em menor desperdício e maior qualidade no envio dos produtos”.

A centralização da estocagem em uma única unidade, em vez de ser dividida entre três unidades da cooperativa, trouxe uma melhoria significativa na organização e na mobilização dos produtos. 

Agora, a logística interna é mais eficiente, com uma separação mais clara dos produtos e maior facilidade na distribuição, otimizando o uso de recursos e melhorando a resposta ao mercado.

Sustentabilidade e integração com a equipe

A automação trouxe ganhos operacionais importantes, como aumento na velocidade de movimentação de produtos e maior eficiência no uso do espaço de armazenagem. 

“O processo de expedição se tornou mais fluido, permitindo o carregamento de mais caminhões por dia, o que impacta diretamente na capacidade de atendimento e no tempo de resposta aos pedidos”, explica.

Sobre a transição com os colaboradores, ele destaca: “A integração da expedição automatizada com os colaboradores foi gradual. À medida que o Magazine foi sendo estruturado, os funcionários puderam acompanhar e entender os novos processos”.

Após a implementação, a empresa investiu em treinamentos para garantir que os colaboradores soubessem operar a nova tecnologia de maneira eficiente. Além disso, foi necessário um ajuste cultural, com os colaboradores se adaptando a novos fluxos de trabalho e processos automatizados.

Armazém industrial com prateleiras altas e centenas de pallets organizados, prontos para distribuição.
Vinícola Aurora | Foto: Divulgação

Indicadores, desafios e futuro

“O principal indicador que evoluiu foi a relação entre faturamento e carregamento. A quantidade de caminhões carregados por dia aumentou significativamente, evidenciando a eficiência do novo processo automatizado. A performance da expedição melhorou, o que também se reflete em um aumento no volume de pedidos atendidos com maior rapidez”, afirma.

A sustentabilidade também teve avanços pois, ao reduzir o uso de empilhadeiras movidas a combustão, há uma diminuição na emissão de gases poluentes. 

A transição para empilhadeiras elétricas ou a bateria também contribui para uma operação mais eficiente em termos de consumo de energia, alinhando a cooperativa com as melhores práticas de ESG.

Para Trevizan, a Aurora agora ocupa um novo patamar: “A expedição automatizada coloca a Vinícola Aurora como referência em inovação no setor vitivinícola, especialmente na América Latina. O uso de tecnologias avançadas para otimizar a logística e a operação mostra o compromisso da cooperativa em se manter na vanguarda, com um processo altamente eficiente e integrado, capaz de lidar com as demandas do mercado de maneira ágil e moderna”.

A expedição automatizada é apenas uma etapa do projeto maior de transformação digital da Aurora. Ela serve como um projeto piloto para a modernização de toda a operação da cooperativa, com o objetivo de implementar outras tecnologias e sistemas que melhorem ainda mais a eficiência dos processos e integrem a cooperativa com as últimas inovações do setor.

A logística da Vinícola Aurora foi transformada pela expedição automatizada, proporcionando uma base sólida para futuros investimentos em inovação tecnológica, ajudando a cooperativa a manter sua competitividade no mercado vitivinícola global.

A Aurora segue evoluindo com responsabilidade

A implementação da expedição automatizada marca um reflexo do compromisso da Cooperativa Vinícola Aurora com a inovação e a sustentabilidade. Em seus 94 anos de história, a Aurora sempre esteve conectada à evolução do setor, sem perder de vista suas raízes na agricultura familiar e na valorização de seus cooperados.

Esse novo sistema logístico é um marco dentro de uma estratégia maior de transformação digital que inclui investimentos em ESG, compliance, boas práticas agrícolas e qualificação contínua das equipes. 

A modernização da expedição, ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência e reduz desperdícios, também contribui para um futuro mais limpo e alinhado às exigências do mercado global.

Isso prova que tradição e inovação podem caminhar lado a lado. Com uma base sólida construída por mais de mil famílias cooperadas e uma estrutura industrial robusta, a cooperativa se posiciona para crescer com responsabilidade, mantendo-se líder nacional em diversas categorias e conquistando novos mercados no Brasil e no mundo.

A Aurora segue investindo em tecnologia, pessoas e sustentabilidade, consolidando-se como uma referência não só em vinhos e sucos, mas também em gestão, inovação e compromisso social.

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