Publicado em: 28/07/2025
Na hora de escolher um tinto para relaxar no fim de semana ou acompanhar uma refeição, é comum surgir a dúvida entre Vinho Merlot ou Cabernet, qual levar?
Essa é uma pergunta frequente entre consumidores que já têm certa familiaridade com vinhos, mas que querem entender melhor as diferenças entre essas duas uvas tão populares.
Tanto o Merlot quanto o Cabernet Sauvignon são tintos consagrados no mundo todo. Eles aparecem em listas de favoritos, ocupam prateleiras de supermercados e lojas especializadas, e figuram nas cartas de restaurantes. No entanto, são estilos diferentes: um mais macio e fácil de beber, o outro mais encorpado e complexo.
Leia mais neste artigo as características e as diferenças entre estas duas variedades para você tirar todas as dúvidas na hora de comprar vinho merlot ou cabernet. Aproveite e leia também nosso guia com os melhores vinhos de custo-benefício para comprar em 2025!
A uva Merlot tem origem na região de Bordeaux, na França, e seu nome vem da palavra “merle”, que significa melro (um tipo de pássaro preto que gosta de comer essas uvas maduras nos vinhedos). Com o tempo, a Merlot se espalhou por outros países e ganhou notoriedade por sua versatilidade e suavidade.
Por essas razões, o vinho Merlot costuma agradar tanto aos iniciantes quanto a quem prefere vinhos mais frutados e menos tânicos. Ele também costuma ser mais fácil de harmonizar com pratos leves e do dia a dia.
A Cabernet Sauvignon também tem origem em Bordeaux e surgiu do cruzamento natural entre as uvas Cabernet Franc e Sauvignon Blanc. Hoje é a variedade tinta mais plantada do mundo, conhecida por sua capacidade de envelhecer bem e produzir vinhos estruturados.
Esse tipo de vinho costuma agradar a quem aprecia vinhos mais complexos e com estrutura. Além disso, tem grande potencial de guarda, o que atrai consumidores que valorizam vinhos evoluídos.
Confira um comparativo direto entre as duas variedades:
Característica | Merlot | Cabernet Sauvignon |
Corpo | Médio | Encorpado |
Taninos | Mais suaves | Mais firmes |
Acidez | Moderada | Alta |
Envelhecimento | Aprecia-se jovem | Ganha complexidade com o tempo |
Aromas e sabores | Frutas vermelhas | Frutas escuras, especiarias, madeira |
Estilo | Macio, acessível | Estruturado e complexo |
Na hora de pensar na combinação entre vinho e comida, vale considerar a intensidade dos sabores dos pratos.
A Vinícola Aurora conta com diferentes rótulos de vinho merlot ou cabernet para você ter na sua adega, como:
O vinho Aurora Varietal Merlot, elaborado exclusivamente com uvas Merlot, apresenta-se com características bastante típicas, com fruta madura e um frescor muito agradável. Conta com um paladar aveludado e médio corpo, também proveniente do seu rápido envelhecimento em carvalho francês.
O vinho Aurora Reserva Merlot tem como características a coloração Rubi com tons violáceos, o aroma frutado lembrando frutas vermelhas, notas de chocolate e baunilha. Em boca é elegante, com bom corpo, paladar agradável e excelente persistência.
O Aurora Gioia Merlot D.O. Vale dos Vinhedos (elaborado no Vale dos Vinhedos, região que possui denominação de origem), apresenta coloração vermelha rubi, “com reflexos ganada”, pois já apresenta traços e evolução
No olfato, alta intensidade aromática, com expressivo caráter varietal, excelente harmonia, aromas de fruta como a cereja e notas de carvalho como caramelo, cacau, café e baunilha. No paladar é estruturado de taninos elegantes e aveludados, com grande volume de boca. Este vinho apresenta ótimo equilíbrio entre o seu aspecto olfativo e gustativo.
O Aurora Varietal Cabernet Sauvignon é elaborado 100% com essa variedade. Este é um vinho encorpado, de boa estrutura e com grande persistência em boca. Seu aroma é frutado e, mesmo após a passagem por carvalho francês e americano, mantém o frescor e as características varietais.
O vinho Aurora Gran Reserva Cabernet Sauvignon possui coloração rubi intenso, apresenta aromas de intensidade média alta, lembrando frutas negras maduras, especiarias, cravo, eucalipto, notas de madeira tostada, café e chocolate. No paladar é um vinho equilbrado, com taninos maduros e aveludados, apresentando corpo médio a mais e boa estrutura. É um vinho com potencial de guarda.
O vinho Aurora Millésime Cabernet Sauvignon foi produzido pela primeira vez em 1991, em uma das grandes safras da história da viticultura brasileira. Desde então, ele somente foi produzido em grandes safras, sendo elaborado apenas 12 vezes.
Ele possui uma boa tonalidade de rubi intensa, no olfato apresenta notas de ameixa, amora, pimenta preta, chocolate amargo, terroso (cogumelos) compondo um perfil aveludado, resultado da maturação das uvas e da passagem por 12 meses por barrica de carvalho americano. Sua estrutura é equilibrada, com taninos intensos, boa acidez e ótima profundidade e persistência, qualidades dignas de um grande vinho de guarda. Acompanha a caixa de madeira.
Merlot e Cabernet Sauvignon são tintos que têm seu valor, cada um com suas características marcantes. Enquanto o Merlot entrega suavidade e acessibilidade, o Cabernet oferece estrutura e profundidade.
A escolha entre um e outro depende do seu paladar, do prato e da ocasião. Na loja online da Vinícola Aurora você encontra diferentes rótulos de merlot ou cabernet para a sua adega.
O Merlot é mais macio, frutado e de corpo médio, enquanto o Cabernet é mais encorpado, com taninos firmes e aromas mais complexos.
O Merlot costuma ser mais suave, com taninos menos marcantes e sabor mais redondo.
O Cabernet Sauvignon é mais encorpado, ideal para pratos robustos e ocasiões especiais.
Sim. O Merlot vai bem em molhos vermelhos e carnes leves. O Cabernet é indicado para carnes fortes e pratos que pedem intensidade.