De acordo com o Sistema OCB, existem, no mundo todo, 3 milhões de cooperativas e 1 bilhão de cooperados. Outros dados também ajudam a entender a magnitude e a importância do modelo de negócio: as cooperativas geram 280 milhões de postos de trabalho, movimentam 2.2 trilhões de dólares ao redor do planeta e, se fossem um país, as 300 maiores cooperativas do mundo seriam a 11ª economia mundial.
As cooperativas representam uma força econômica significativa e são um modelo de negócio centrado nas pessoas, promovendo a inclusão, o desenvolvimento local e a redução das desigualdades. Presente em diversos setores, o sistema cooperativo já demonstrou sua capacidade de enfrentar crises e de construir economias resilientes.
Essa não é a primeira vez que a ONU reconhece a relevância do cooperativismo. Em 2012, foi celebrado o primeiro Ano Internacional das Cooperativas, com o lema “As cooperativas fazem um mundo melhor”, destacando a criação de milhões de empregos em resposta à crise financeira global de 2008.
Um chamado para fortalecer o Cooperativismo
A celebração do Ano Internacional das Cooperativas será uma oportunidade de conscientizar mais pessoas sobre as vantagens desse modelo e incentivar o surgimento de novas cooperativas. Instituições, cooperativas e líderes cooperativistas de todo o mundo estão convocados a colaborar em eventos, campanhas e ações que fortaleçam o movimento cooperativo e demonstrem seu impacto. Além disso, o reconhecimento contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, promovendo condições de vida dignas e desenvolvimento sustentável.
Sobre a Cooperativa Vinícola Aurora
A Cooperativa Vinícola Aurora, com sua história de tradição, excelência e inovação, é um exemplo de como o cooperativismo pode unir pessoas em torno de um objetivo comum, levando o modelo de negócio mais longe e causando impactos positivos reais na vida de toda a comunidade onde está inserida.
Com 93 anos de atuação, conta com um portfólio de 220 itens, sendo líder nacional nos segmentos de vinhos finos brasileiros, de suco de uva integral e de coolers. Atualmente, agrega 1,1 mil famílias cooperadas e a produção estende-se por 2,8 mil hectares de área cultivada em 11 municípios da Serra Gaúcha, todos num raio inferior a 50 quilômetros da matriz da empresa, em Bento Gonçalves (RS). Além dos associados bento-gonçalvenses, viticultores de Veranópolis, São Valentim do Sul, Guaporé, Cotiporã, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Pinto Bandeira, Vila Flores, Farroupilha e Garibaldi integram o quadro da Aurora. As iniciativas promovidas pela cooperativa podem ser acompanhadas em vinicolaaurora.com.br.