Com o intuito de preparar as futuras lideranças e incentivar os viticultores a compreenderem ainda mais a atuação dos conselhos da organização, a Cooperativa Vinícola Aurora expandiu, neste ano, para todos os cooperados os cursos oferecidos aos Conselheiros Fiscais e de Administração. O movimento está alinhado às diretrizes estratégicas da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que buscam ampliar o conhecimento e qualificação dos produtores.
Na noite desta segunda-feira (7), 57 viticultores cooperados à Aurora receberam os certificados de conclusão pela realização do treinamento “Atuação do Conselho de Administração em Cooperativas”. Durante a solenidade de encerramento, o grupo ouviu o empresário gaúcho Clovis Tramontina, diretor do Conselho de Administração da Tramontina, com a palestra “Empreender não é um ato, é uma jornada”.
Neste ano, duas turmas foram formadas no curso de 28 horas. A primeira delas, concluída em 16 de setembro, incluiu os atuais conselheiros eleitos e seus suplentes, enquanto a segunda, finalizada no dia 1º de outubro, teve a participação de 30 cooperados. Durante as aulas, foram abordados temas sobre a doutrina e governança cooperativa, postura, conduta e desafios éticos do conselheiro, planejamento estratégico, análise de demonstrações e projetos, tendências do setor vitivinícola e plano de trabalho aplicado.
Em julho, a Cooperativa Vinícola Aurora também realizou o curso “Atuação do Conselho Fiscal em Cooperativas”, voltado para a doutrina e governança cooperativa, gestão de riscos, contabilidade cooperativa e a atuação do Conselheiro Fiscal. Com duração de 20 horas, o treinamento teve a participação dos seis Conselheiros Fiscais e de 22 viticultores cooperados.
O presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello, enfatiza que a organização tem, como regra obrigatória, a renovação dos Conselheiros de Administração em sua gestão e que, por isso, é fundamental preparar as futuras lideranças para a sucessão dos cargos, promovendo o crescimento responsável da cooperativa.
“Fico muito feliz em ver a participação e o interesse dos nossos associados no desenvolvimento da Aurora. A cooperativa é de todos nós, somos mais de mil donos e precisamos cuidar da sustentabilidade do nosso negócio”, frisa.
Os treinamentos fazem parte do Educa Aurora. O projeto permanente visa aprimorar os conhecimentos e habilidades dos conselheiros, cooperados e das lideranças por meio de cursos e palestras, para a promoção de uma atuação efetiva e estratégica na gestão da cooperativa. Em 2023, mais de 300 associados passaram por qualificações e até o fim de 2024 outros 350 produtores também concluirão os treinamentos.
Com as ações promovidas, o Educa Aurora fortalece dois princípios do cooperativismo: o da gestão democrática dos associados e o da educação, formação e informação.
Sobre a Cooperativa Vinícola Aurora
A Cooperativa Vinícola Aurora nasceu em 1931, em Bento Gonçalves (RS), com a união de 16 famílias. Hoje, são 1,1 mil produtores de uvas cooperados, em pequenas e médias propriedades, em 11 municípios da Serra Gaúcha.
Com pilares cimentados no cooperativismo, a Aurora desenvolve uma economia sustentável, na qual o viticultor tem seu trabalho reconhecido e prestigiado, impulsionando a produção local e melhorando a qualidade de vida no campo.
Com 93 anos de trajetória, a marca é líder nacional nos segmentos de vinhos finos brasileiros, de suco de uva integral e de coolers, com um portfólio de 220 itens, divididos em 13 linhas. Os rótulos são comercializados para os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal e estão presentes em outros 17 países. Também é a vinícola mais premiada do Brasil, com mais de 900 medalhas conquistadas em concursos nacionais e internacionais.
Rumo ao centenário, a Aurora segue renovando seu compromisso para um futuro organizacional cada vez mais eficiente, sustentável e cooperativista. A empresa desenvolve uma série de iniciativas gradativas em seus processos para estar alinhada às melhores práticas de mercado, de governança e de sustentabilidade. Entre as medidas está o aperfeiçoamento do programa de Boas Práticas Agrícolas (BPA), com capacitações, orientações e inspeções das 1,1 mil famílias cooperadas, além de ações voltadas para ESG e compliance. Neste ano, a Aurora também implementou seu novo planejamento estratégico, que irá nortear a companhia até 2028.
Assessoria de imprensa Cooperativa Vinícola Aurora
MCom Comunicação (@mcomcomunicacao)