Para que você possa incluir o cooperativismo no seu dia a dia, separamos algumas dicas e ações que podem ser postas em prática para gerar impactos positivos nos relacionamentos e na rotina.
A mudança começa dentro, de você e da sua casa
Comece ouvindo seu corpo e sua mente, a reflexão e o autocuidado, físico e mental, é essencial para poder atuar e fazer parte de relacionamentos e grupos que buscam mudança e crescimento. E muito além de você, há o outro. Dividir as tarefas com quem compartilha o ambiente do lar, para ninguém ficar sobrecarregado, por exemplo, colabora para manter a harmonia do ambiente.
O coletivo é de todos, para todos
Depois de olhar para dentro, é hora de explorar o mundo lá fora. No trabalho, na escola, na faculdade, em todas as relações externas, o cooperativismo é a chave para o fortalecimento de laços e desenvolvimento de relacionamentos duradouros, verdadeiros e de confiança. Ajude seus colegas, respeite quem divide o ambiente de trabalho e estudo com você, tome frente das suas responsabilidades, isso tudo faz a diferença.
Além disso, entender o que cada pessoa representa na sua vida é o primeiro passo para definir o que você busca nas relações que constrói e o que precisa melhorar e aprender para que as trocas sejam mútuas, saudáveis e construtivas.
Cooperar vai muito além das relações do dia a dia
A comunidade é protagonista do cooperativismo. Pequenas ações na rotina, que colaboram para a comunidade e para o ambiente compartilhado, são a solução para o crescimento e evolução das relações e dos espaços. O cuidado com o lixo e ações sustentáveis, o respeito às regras de trânsito e estabelecimentos e voluntariar-se em prol da comunidade, são algumas soluções para a difusão do cooperativismo, tornando-o parte essencial do dia a dia para as pessoas e para você.
Integrar o cooperativismo na rotina diária é mais do que uma simples prática de colaboração, é um compromisso com o desenvolvimento e a prosperidade da comunidade em que estamos inseridos. Assim, ao adotarmos esses princípios em nosso cotidiano, contribuímos para uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.