De janeiro a março, a serra gaúcha vive a Vindima, época tradicionalmente conhecida como a colheita das uvas. O período pode variar de acordo com alguns fatores como o tipo de uva, as particularidades do clima, o grau de maturação que se deseja do fruto e o terroir, por exemplo.
Durante a Vindima, os viticultores colhem manualmente ou de forma mecânica os cachos de uvas. Após a colheita, as uvas são levadas para a vinícola, onde começam os processos de vinificação. A escolha do momento certo para a colheita é fundamental para garantir o sabor, o aroma, o estilo e a qualidade final dos produtos feitos a partir da uva.
Desde a antiguidade, a Vindima simboliza também o resultado de um ano todo de trabalho. Na região, é mais do que uma colheita, é uma festa que celebra a riqueza dos vinhedos e o esforço dedicado de gerações.
A mudança é percebida na paisagem, quando os vinhedos exibem uma paleta de cores vibrantes, e também no aroma que toma conta das cidades. Gostou de saber mais sobre a Vindima? Compartilhe esse conteúdo e faça uma visita à serra gaúcha durante um dos períodos mais encantadores da região.