Vem do país reconhecido como a terra do Tannat na América do Sul o respaldo aos vinhos desta variedade elaborados pela Vinícola Aurora. A empresa brasileira acaba de conquistar mais cinco medalhas de ouro. Trata-se do concurso internacional Tannat al Mundo Terruño de Oro, organizado pela Associação de Enólogos do Uruguai.
A Aurora lidera o ranking de premiações em concursos reconhecidos pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).
Dos cinco vinhos condecorados, quatro são elaborados na unidade uruguaia da Aurora, localizada na região de Canelones, coração da produção de uvas viníferas no país. Os rótulos são o Antiguas Estancias Reserva (2020), Solar Del Paso Reserva (2020), La Hacienda Gran Reserva (2019) e o Olas Y Vientos (2020).
O Aurora Reserva (2020), produzido na unidade Matriz da cooperativa, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, também foi agraciado.
Com as cinco medalhas recebidas no Uruguai, a Vinícola Aurora chega ao número de 814 prêmios nacionais e internacionais chancelados OIV. Entre as vitórias de 2022, destaque para os certames Città del Vino, Virtus, Brazil Wine Challenge, VinAgora e Bacchus.
O diretor superintendente da Vinícola Aurora, Hermínio Ficagna, conta que desde 1997 a empresa possui unidade de produção no país vizinho. O dirigente recorda que naquele ano, devido à grande demanda decorrente de venda de vinhos para o mercado dos Estados Unidos, percebeu-se a necessidade de aumentar a capacidade de produção.
Outro motivo, segundo ele, é reduzir o impacto negativo que pode ocorrer com eventuais quebras de safra, como a que ocorreu em 2016 no Brasil.
“Nossa escolha foi o Uruguai por seu terroir único e também localização próxima a nossa Matriz no Rio Grande do Sul. Desde então, acompanhamos a evolução do setor vitivinícola no Uruguai e nossa admiração por este país e seu terroir só cresceram ao longo desta jornada”, acrescenta.
“O resultado deste trabalho é comprovado com a qualidade dos vinhos produzidos naquela unidade e com premiações como essas. Também é importante valorizarmos a premiação ao Reserva Tannat, que é elaborado na Serra Gaúcha, o que comprova a evolução dos vinhos desta variedade no Brasil, representada neste concurso pela Aurora”, reforça.
Além de Canelones, departamento que fica localizado próximo a Montevidéu, a Aurora trabalha com produtores das regiões de Salto e Maldonado e Colônia.
“Levamos para o Uruguai nossa cultura cooperativista e de valorização de pequenos produtores, com uvas provenientes da Cooperativa Agraria de Viticultores Associados, para a safra atual”, complementa Ficagna.
Em 2021 a produção em solo uruguaio foi de 1,1 milhão de litros, exportados 100% para o mercado brasileiro. Já em 2022, até setembro, foram comercializados 850 mil litros da unidade uruguaia para o Brasil. Nos últimos cinco anos esse volume chega a 5,6 milhões de litros.
Conteúdo produzido por MCom Comunicação.