Bom para o meio ambiente e para o bolso. A Vinícola Aurora inova mais uma vez e surpreende o mercado com o lançamento do Suco de Uva Aurora Integral em embalagem da Tetra Pak® de 1,5 litro. A empresa é a única a usar este formato no Brasil.
Por conta da jornada produtiva com a nova embalagem e a tecnologia envolvida no processamento e envase, o produto chegará mais barato para o consumidor. O preço será, em média, 25% menorque a bebida vendida em garrafa de vidro de 1,5L. Com o lançamento, a cooperativa projeta um crescimento de 30% no volume de vendas até o fim do ano.
A Aurora é líder nacional na elaboração e comercialização de suco de uva integral no país. Também é a marca mais lembrada na categoria pelos varejistas brasileiros pela pesquisa da S/A Varejo.
Feita com uva e nada mais, a bebida em embalagem cartonada traz todas as características nutricionais, de sabor e qualidade da tradicional garrafa de vidro. Cada 1,5 litro de Aurora Suco Integral é elaborado exclusivamente com 2 quilos de uva, sem adição de água, de açúcar, de corantes e de espessantes. Também não é preparado com suco concentrado e nem leva suco de maçã em seu processo.
O enólogo Nauro Morbini, responsável técnico pela produção dos sucos Aurora, explica que devido ao modelo de envase asséptico da Tetra Pak®, que evita que o produto tenha contato com o ambiente externo e a proliferação de microorganismos, a caixinha tem como vantagem o aumento da vida útil do produto.
“A combinação do tratamento térmico, mais o envase asséptico e as seis camadas de proteção das caixinhas resultam em um produto sem nenhum tipo de bactéria ou esporo”, salienta.
O especialista ainda esclarece que por conta dessa tecnologia, antes de ser aberto, o suco pode ser mantido fora da geladeira por até 1 ano depois de produzido, mesmo sem o uso de conservantes.
“Essa embalagem também favorece para que a bebida chegue com qualidade às populações mais distantes do nosso centro de produção, em Bento Gonçalves”, complementa Morbini.
Cerca de 95% dos 1,1 mil produtores cooperados da Vinícola Aurora cultivam e colhem manualmente as uvas Bordô, Isabel, Courderc, Concord, BRS e Seibel utilizadas para a elaboração do suco.
Sustentabilidade do envase à logística
O impacto positivo do Aurora Suco de Uva Integral em caixinha de 1,5 litro está diretamente ligado ao ecossistema social e ambiental. A bebida é envasada na unidade sustentável da empresa no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS).
A nova embalagem possui mais de 70% de conteúdo renovável. É desenvolvida com parte do plástico proveniente da cana-de-açúcar e com papel de florestas com certificação FSC™ (Forest Stewardship Council™), o que garante um manejo responsável da matéria-prima.
Por ser focado numa economia circular de baixo carbono, o produto diminui em até cinco vezes a emissão de C0². Também reduz o uso da água para limpeza e esterilização em 50%, quando comparado com outros tipos de envase.
Além disso, a caixinha asséptica tem uma representatividade muito pequena no peso total de cada unidade (apenas 3,5% no peso bruto) e uma melhor composição de carga na hora do transporte, proporcionando uma eficiência logística de 30% quando comparado com o vidro.
O diretor superintendente da Vinícola Aurora, Hermínio Ficagna, conta que a empresa está sempre em busca de melhorias para portfólio e de soluções para problemas ambientais.
“O Aurora Suco de Uva Integral em embalagem cartonada é feito com recursos renováveis, tem uma logística eficiente, tem qualidade protegida, é saudável, tem melhor exposição na prateleira e é fácil de dobrar e descartar”, avalia.
Além do suco de uva em embalagem da Tetra Pak® de 1,5 litro e 200ml, a Aurora disponibiliza a bebida em garrafas de vidro de 1,5 litro, 1 litro, 500ml e 300ml.
A vinícola também foi pioneira no Brasil na versão gaseificada do suco de uva, que tem todos os atributos do suco integral, mas levemente gaseificado. O produto é comercializado em garrafa de vidro de 275ml e em lata de 269ml. Ainda neste ano, será lançada a versão de suco branco integral gaseificado em lata.
O que os consumidores buscam?
Segundo pesquisa realizada pelo e-commerce Mercado Livre entre abril de 2021 e março de 2022, o consumo de itens com impacto positivo vem crescendo no Brasil.
O número de compradores de produtos que estimulam estilos de vida, hábitos e comportamentos sustentáveis e que tenham benefícios ambientais e sociais aumentou 32%. Na América Latina, alimentos e bebidas com impacto positivo foi a terceira categoria mais vendida, com alta de 235%.
A composição e qualidade dos produtos são fatores que levam a maior valorização na hora da aquisição. De acordo com o levantamento, 12% preferem itens com embalagens feitas com materiais recicláveis e 10% feitos com componentes orgânicos ou agroecológico.
O mesmo estudo do Mercado Livre identificou que nove entre 10 usuários concordam que a “situação ambiental é muito preocupante”.