Cinco vinhos e espumantes para curtir na primavera

Os dias mais quentes estão chegando e, com eles, dá aquela vontade de relaxar, sair para descontrair com os amigos ou com a família e, claro, abrir um vinho ou espumante sem qualquer compromisso com regras ou cerimônias.    

Como estamos no auge da primavera, quase com um pé na areia ou na beira da piscina, fomos ouvir quem é especialista para nos dar algumas dicas de como aproveitar melhor esta época do ano que é aguardada com ansiedade.     

sommelier da Vinícola Aurora, William Paim, sugere a aposta em espumantes e vinhos rosés, já que eles têm notas florais e bastante fruta e combinam com os dias mais quentes. O especialista também indica tintos mais leves e brancos com maior acidez. 

Mas lembre-se: o mais importante é curtir o momento com o vinho que mais lhe agradar.     

1.      Aposte nos espumantes brut rosés.  Seja num happy hour combinado com canapés ou com uma salada caprese, os espumantes rosés são sempre uma ótima pedida. O brasileiro pode se orgulhar de ter os espumantes que estão entre os melhores do mundo, com produtos que se caracterizam pelo frescor, pela ótima acidez e pela versatilidade e custo benefício. Você pode apostar no Aurora Brut Rosé e terá uma primavera de sensações, com muita flor no nariz, sabor persistente e uma acidez vibrante que o mantém fresco até o último gole.   

2.  Vinhos brancos com maior acidez. Os vinhos da variedade Riesling costumam ter ótima acidez, com toque mineral, mas também têm aroma delicado, de fruta tropical, e combinam muito bem com os dias mais quentes.  

3.      Tintos leves, sem passagem por madeira. Depois dos dias frios, em que os tintos mais encorpados estão na preferência da maioria das pessoas, a chegada da primavera tem mais a ver com os vinhos mais leves, sem passagem por madeira. O Aurora Reservado Marcus James Pinotage é um ótimo exemplo de produto descomplicado, com paladar macio e suave, harmonizando muito bem com risotos, aves, lombo de porco e queijos médios, como o Provolone. Outros vinhos que casam muito bem com os dias quentes da primavera e do verão são os elaborados com as uvas Pinot Noir e a própria Cabernet Franc. Os vinhos destas variedades que são elaborados sem passagem por barricas de carvalho costumam ser leves e frutados. E o Brasil produz excelentes produtos com essas uvas. Se não deu tempo de cozinhar, pode chamar uma tele e pedir um hambúrguer e abrir um tinto leve que a combinação será perfeita!   

4.   Vinhos tranquilos rosés. Os vinhos rosés têm conquistado cada vez mais apreciadores pela versatilidade com que harmonizam. Uma das combinações clássicas é o sushi, mas também pode ser harmonizado com ravióli de espinafre com ricota ou com risoto de camarão.   

5.      Ah, os moscatéis…claro! Os espumantes moscatéis não podiam ficar fora desta lista. O equilíbrio entre a doçura com acidez é perfeito para fazer drinques, mas também pode casar muito bem com queijo brie, copa e outros petiscos. O Aurora Moscatel, um dos produtos brasileiros com mais medalhas em concursos internacionais, é uma ótima escolha para quem quer brindar com amigos, sem muita firula e de um jeito descomplicado. 

Cinco vinhos e espumantes para curtir na primavera
Rolar para o topo
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO