Dia 10 de julho comemora-se o Dia da Pizza, iguaria consumida no mudo inteiro sob diferentes versões e estilos.
Para harmonizar com essa variedade de sabores, há sempre um bom vinho. Brancos, tintos, rosés, espumantes ou sem borbulhas podem ser considerados para acompanhar uma boa pizza. A Vinícola Aurora sugere seus rótulos para todas elas.
Marguerita e mozzarella pedem um tinto de corpo médio para harmonizar com o molho de tomates que normalmente se destaca, e com acidez média para fazer frente à gordura mediana da mozzarella. Aurora Varietal Merlot e Aurora Varietal Cabernet Sauvignon são boas dicas. Apostar em um bom Chardonnay (como o Aurora Reserva Chardonnay ou o fresco Aurora Varietal Chardonnay) para esses sabores pode dar muito certo, no caso de montagens em que o molho de tomates é menos pronunciado e o queijo ganha protagonismo.
Para as redondas de Calabresa ou Peperoni, as melhores companhias são o Aurora Reserva Tannat ou Aurora Reserva Cabernet Sauvignon, com mais taninos e estágio em carvalho.
A grande variedade de recheio da pizza Portuguesa pede o frescor de um vinho rosé. Para essa harmonização, a Aurora aposta no seu Aurora Reserva Rosé, elaborado com a variedade Merlot. O vinho tem acidez vibrante e uma boa estrutura.
A pizza de cogumelos – shimeji, shitaki e vários outros tipos – pede um Pinot Noir elegante como o Aurora Pinto Bandeira Pinot Noir ou um Carmenère da linha Pequenas Partilhas. A “4 Queijos”, de sabor complexo e alto índice de gordura, pede um refrescante vinho branco de alta acidez mas com boa estrutura. Neste caso, além do Aurora Reserva Chardonnay, interessante provar com o Aurora Pinto bandeira Chardonnay.
Sabores do mar sobre a pizza, como um suave atum ou o salgado alici, vão bem bom um espumante Brut que limpa o paladar, como os Aurora Brut, Aurora Prosecco e Procedências Chardonnay.