Serra Gaúcha sediou o 8º Fórum Mundial das Cooperativas Vitivinícolas

O evento teve programação itinerária percorrendo 4 cidades da Serra

Gestão, negócios, tecnologia, inovação e juventude foram os principais temas abordados durante o 8º Fórum Mundial das Cooperativas Vitivinícolas que aconteceu de 23 a 26 de abril, em Bento Gonçalves, tendo como anfitriã do evento a Cooperativa Vinícola Aurora. 

A programação teve início com a abertura, dia 23, no Hotel & Spa do Vinho Condomínio Vitivinícola, no Vale dos Vinhedos, e contou com a participação de colaboradores, conselheiros, dirigentes e presidentes das Cooperativas Vinícolas, entidades do Setor, Prefeito Municipal de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin e autoridades. 

Além disso, os participantes conheceram um pouco mais do Setor a nível nacional e mundial, com a apresentação do presidente do Ibravin, Oscar Ló, e com a participação da Regina Vanderlinde, presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho – OIV. 

Paulo César Dias do Nascimento Junior, Coordenador do Ramo Agropecuário da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, ressaltou a importância do cooperativismo vitivinícola em estar realizando um Fórum desta relevância, proporcionando relações de intercooperação com o mundo. 

O presidente do 8º Fórum, Itacir Pedro Pozza, acredita que esse é o caminho para o cooperativismo, “o trabalho em conjunto, a união e troca de experiências é o que faz todos nós crescermos, e o fórum é o exemplo disso, podermos intercooperar com o mundo é um privilégio muito grande, estamos muito felizes de recebermos todos aqui”, destacou. 

As atividades foram realizadas até sexta-feira, 26, divididas em 3 grupos de trabalho: Fórum de Gestão e Negócios, para dirigentes e presidentes, Fórum da Juventude Cooperativista, com jovens associados, e Fórum da Tecnologia, para técnicos e agrônomos. 

Ainda, os participantes estiveram realizando roteiro de visitação às Cooperativas e em propriedades de associados nos municípios de Flores da Cunha, Farroupilha, Bento Gonçalves e Garibaldi. 

O 8º Fórum Mundial envolveu cerca de 120 participantes de 11 entidades da Austrália, Espanha, Chile, Uruguai, Argentina, França, Itália e Brasil, representando mais de 25 mil associados, produtores de uva. 

O evento teve organização da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul – Fecovinho, da Central das Cooperativas da Serra Gaúcha – CENECOOP SERRA e da Cooperativa Vinícola Aurora. 

O Fórum de 2020 acontecerá no mesmo período, em Faenza, na Itália, e o presidente eleito foi o Sr. Carlo Dalmonte, presidente da Cooperativa Caviro. 

O 8º Fórum Mundial das Cooperativas Vitivinícolas teve apoio da ASSTEC-SERRA, Ibravin, Sicredi, Branco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Verallia, Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul – OCERGS e Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB.  Fonte: Assessoria de Comunicação Fecovinho.

Serra Gaúcha sediou o 8º Fórum Mundial das Cooperativas Vitivinícolas
Rolar para o topo
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO