Um tipo de vinho elaborado a partir de uvas brancas, mas com uma técnica de vinificação diferente da convencional, o vinho laranja tem ganhado relevância entre profissionais e admiradores da bebida.
Também chamado de vinho âmbar, branco macerado com a casca ou, ainda, em inglês, “skin contact whites” (brancos em contato com a casca), o vinho laranja é feito por um método já utilizado na produção de bebidas por volta do ano 6 mil a.C.
Com momentos de maior popularidade, especialmente em regiões da Europa Oriental e durante o renascimento em Friuli-Venezia Giulia, no nordeste da Itália, pelas mãos de produtores como Josko Gravner, o vinho alaranjado foi “redescoberto” nos últimos anos.
Esse interesse crescente tem partido principalmente de produtores, sommeliers e consumidores da nova geração, que veem o estilo como autêntico e de harmonização versátil, já que seu perfil gastronômico combina bem com pratos mais leves (como queijos e peixes mais gordurosos), mas também com receitas intensas (carnes de caça, embutidos, pratos condimentados).
De olho nessa expansão comercial dos vinhos laranjas e na renovação do público que gosta de experimentar novos sabores, a Cooperativa Vinícola Aurora apresenta ao mercado o Vinho Laranja Viognier Safra 2024 Edição Especial. Um rótulo exclusivo e de produção limitada, o lançamento está disponível ao público desde o dia 22 de setembro, exclusivamente no e-commerce e lojas próprias da Aurora, com preço médio de R$ 120, tendo sido elaboradas apenas 7 mil garrafas, todas numeradas.
Sobre o processo de produção e as curiosidades dessa novidade entre as marcas Aurora, convidamos o enólogo Christian Bernardi, responsável pela área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da cooperativa, para tirar algumas dúvidas. Acompanhe a seguir.
Como é o processo de produção do vinho laranja?
A vinificação tradicional dos vinhos brancos prevê um contato mínimo de tempo das cascas da uva com o mosto resultante da esmagação ou prensagem das frutas.
O tempo entre a descarga, desengace (separação dos cachos de uva do cacho principal, com a remoção de cabos e talos), esmagamento e prensagem, normalmente é de poucas horas, sendo ainda mais abreviado em alguns casos em que se realiza a prensagem diretamente da uva.
No caso do vinho laranja o processo de produção tem suas peculiaridades, uma vez que após o desengace e esmagamento, inicia-se a fermentação do mosto com as cascas da uva presentes, em um processo muito similar à vinificação de vinhos tintos.
Assim, explica o enólogo Christian Bernardi, a fermentação se desenvolve com as cascas e neste processo ocorre a extração da casca de compostos polifenólicos (taninos de uma forma geral) que irão caracterizar o vinho final.
“Além do mais, é comum a manutenção das cascas em contato com o vinho, mesmo após o processo fermentativo. No caso do Vinho Laranja da Aurora, utilizamos a variedade Viognier (casta de uvas brancas) e o tempo total de maceração de aproximadamente seis meses. Não há uma regra para este tipo de vinho, o tipo de uva, tempos, temperaturas e condições de processo serão definidos por cada enólogo”, detalha.
Aromas, sabores e sensações: o que esperar?
O resultado do que um vinho laranja apresentará em taça depende como são dirigidos os detalhes do processo de cada vinícola, como a variedade de uva utilizada na produção, as características do terroir, a forma de vinificação e tecnologias adotadas ao longo do processo.
Christian avalia que, de uma forma geral, “o vinho laranja tem uma coloração mais intensa do que um vinho branco convencional, assumindo tonalidades que tendem a cor amarelo-ambar”.
Já em relação ao aroma, “é normal que se desenvolvam notas de ervas, chás ou frutos secos”, e no paladar, “a característica principal é uma sensação de adstringência diferenciada, com aumento do volume e corpo do vinho”.
“Digamos que é um vinho branco, com sabor que lembra um vinho tinto. Apesar do nome fazer referência à cor ‘laranja’ pela sua tonalidade, não é este o ponto mais importante. A sensação de boca é a característica mais destacada nesta categoria de vinhos”, destaca.

Produção limitada e exclusiva: Vinho Laranja Viognier Safra 2024
Um item único, de produção limitada e uma novidade no portfólio da vinícola, o desenvolvimento do Vinho Laranja Viognier Safra 2024 passa por uma releitura de um processo absolutamente milenar de elaboração de vinhos.
“É provável que os primeiros vinhos da humanidade fossem feitos desta forma, até porque não havia forma de fazer uma separação imediata das cascas, e nem sistemas ou equipamentos para as vinificações que se realizam hoje. Aproveitamos uma característica muito antiga e simples, e aplicamos os recursos tecnológicos e de controle disponíveis atualmente”, indica o enólogo da Aurora.
“Além disso, é um sistema que vem aumentando o interesse no mercado, sobretudo num universo de vinhos que resgatam a naturalidade e originalidade do fazer vinhos”, continua.
Segundo Christian, a Aurora sempre está atenta e busca utilizar todos seus recursos e conhecimentos para levar aos consumidores o máximo de experiências no consumo de vinhos e derivados.
“O desenvolvimento deste item já vem sendo trabalhado a alguns anos, e efetivamente o produto resultante a partir da safra 2024 está de acordo com nossas expectativas. Por isso, decidimos levar este resultado aos nossos clientes”, diz Christian.
Uma nova opção aos apaixonados por vinhos
A expectativa é que o Vinho Laranja Viognier Safra 2024 Edição Especial chame a atenção de públicos especiais, como apreciadores de vinho com entendimento da categoria, aqueles que buscam novas experiências ou simplesmente que tenham curiosidade.
Ao mesmo tempo, explica o enólogo, as características do vinho conduzem para uma excelente opção gastronômica, podendo ter um espaço importante no mercado.
“O mundo do vinho é infinitamente diverso, temos vinhos dos mais diferentes perfis e estilos que podem agradar igualmente uma população com gostos e preferências variadas. O Aurora Laranja está para o mercado como uma nova opção aos apaixonados por vinhos e para aqueles que desejam uma experiência específica, retornando ao que há de mais ancestral nas práticas de vinificação”, completa Christian.
Vinho Aurora Laranja na ProWine 2025
O recém-lançado Vinho Laranja Viognier Safra 2024 Edição Especial será uma das principais atrações da Cooperativa Vinícola Aurora na ProWine 2025, a maior e principal feira profissional de vinhos e destilados das Américas.
Quem passar pelo estande da Aurora montada no Expo Center Norte, entre os dias 30 de setembro a 2 de outubro, vai conhecer outras novidades da marca, como o vinho Colheita Tardia Rosé e três opções de produtos desalcoolizados.
O estande da Aurora também trará ícones já consagrados, como o Gioia Sur Lie Rosé, os espumantes Extra Brut com Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira, e o Gioia Merlot com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos.
Outro destaque será um vinho misterioso da safra 2020, considerada a “safra das safras”, que terá algumas garrafas abertas exclusivamente na feira e será lançado oficialmente antes do inverno de 2026. Da safra mais recente (2025), os visitantes degustarão o Aurora Reserva Chardonnay 2025.
A ProWine é reconhecida por antecipar tendências de consumo para o último trimestre e o verão, períodos estratégicos para vinhos e espumantes.
Acesse aqui e saiba mais novidades da Aurora.