Vinícola mais premiada do Brasil ultrapassa as 800 medalhas

Mais do que sentidas pelos consumidores na taça, a qualidade e a versatilidade dos vinhos e espumantes da Vinícola Aurora são atestadas pelo histórico de medalhas que os seus produtos contabilizam em nove décadas de tradição.

Neste mês, a vinícola mais premiada do Brasil chegou ao marco de 807 condecorações em concursos nacionais e internacionais. As competições são todas chanceladas pela principal entidade setorial, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). O espumante Aurora Moscatel Branco lidera o ranking histórico, com 112 do total de distinções.

Flavio Zilio, enólogo-chefe da Vinícola Aurora, lembra da relevância destes concursos, que são muito acirrados. Ele explica que os certames contam com um nível altíssimo de competidores, sendo a maioria deles de países tradicionais na elaboração da bebida.

“Saber que estamos entre os melhores do mundo e lideramos há cerca de 20 anos o ranking de vinícola mais premiada do Brasil nos incentiva a seguir melhorando e inovando cada vez mais. Ficamos honrados em saber que a crítica especializada evidencia a qualidade da Aurora e valoriza a pluralidade de produtos, que atende a todos os nichos de mercado”, avalia Zilio.

Somente neste primeiro semestre, foram 46 medalhas em certames na França, Espanha, Portugal, Inglaterra, Hungria, Grécia e Brasil. Do total, 17 condecorações foram com Grande Ouro e Ouro, 10 com Prata, 15 com Bronze e outras quatro Menções Honrosas. O espumante Procedências Brut Chardonnay foi o rótulo mais destacado do ano, com cinco premiações.

Entre os mais notáveis da lista ainda estão as borbulhas do Aurora Brut Branco, que conquistou o Grande Ouro no Virtus de Lisboa, e as medalhas de Ouro para os vinhos Reserva Chardonnay e para Gran Reserva Touriga Nacional, que fez sua estreia nas competições.

O Brazil Wine Challenge, que encerrou no último dia 9 de junho, também agraciou 11 produtos da Vinícola Aurora, sendo 10 deles com o Ouro.

Espumante de R$ 25 entre os mais premiados

Preço não é necessariamente sinônimo de qualidade e o espumante Conde de Foucauld Brut Branco é a prova disso. Custando cerca de R$ 25, o rótulo elencou o ranking entre os produtos da Aurora mais premiados pelos especialistas neste semestre.

O Conde de Foucauld Brut Branco conquistou a medalha de Ouro e o título Best of Brazil no 23º VinAgora. O concurso foi realizado de 7 a 10 de abril em Budapeste, na Hungria. No total, foram 941 amostras inscritas, por 16 países produtores de vinhos e espumantes.

“O Conde de Foucauld é uma marca democrática, que alcança uma ampla faixa de consumidores que apreciam espumantes jovens, agradáveis e fáceis de beber. Harmoniza muito bem com pratos mais leves, devido ao seu frescor e estrutura”, explica o enólogo Flavio Zilio.

Primeiras premiações da Aurora foram em 1933

Apesar de não elencarem o rol de concursos chancelados pela OIV, as primeiras premiações da Vinícola Aurora foram conquistadas em 1933, dois anos após da cooperativa ter sido fundada em Bento Gonçalves (RS).

A empresa foi distinguida com duas medalhas de Ouro, durante a Feira de Amostra de São Paulo e na Exposição de Montenegro.

Não há registros sobre quais produtos seriam. Porém, relatos históricos afirmam que as bebidas destacadas foram fruto dos cuidados básicos com o acompanhamento técnico embasado pelo conhecimento da época.

Vinícola mais premiada do Brasil ultrapassa as 800 medalhas
Rolar para o topo
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO