Representando 10,5% da safra gaúcha, Aurora comemora mais uma colheita histórica

Maior vinícola do país colheu 61,9 milhões de quilos naquela que é considerada uma das melhores vindimas das últimas décadas 

“Esta é a safra das safras de uva, uma das melhores entre décadas. Tivemos o equilíbrio perfeito entre produtividade e qualidade. O consumidor pode esperar por produtos excelentes, em especial por ótimos vinhos de guarda e espumantes ainda mais elegantes. Teremos grandes produtos e edições históricas de vinhos consagrados”. É o que garante o enólogo-chefe da Vinícola Aurora, Flavio Zilio, que atua há 27 anos na maior cooperativa do segmento no país.

Neste ano, as mais de 1,1 mil famílias associadas à empresa gaúcha colheram 61,9 milhões de quilos de uva para processamento. A vindima foi realizada em 2,8 mil hectares de vinhedos, localizados em 11 municípios da Serra Gaúcha (todos dentro de um raio de 50 quilômetros de Bento Gonçalves). O levantamento foi fechado nesta semana, com a retomada das atividades industriais da cooperativa. O montante representa cerca de 10,5% da projeção total da safra no Rio Grande do Sul, estimada em 592 mil toneladas, segundo a Emater/RS-Ascar.

Na Aurora, a safra 2019/2020 iniciou na última quinzena de dezembro, em Bento Gonçalves, e foi concluída na última semana de março, em Pinto Bandeira. As primeiras variedades colhidas foram a Chardonnay e a Pinot Noir e as mais tardias foram as Cabernets e Moscatos.

“Houve uma retenção menor de água vegetal na fruta devido à seca, o que acabou aumentando o teor de açúcar natural da uva. Foi uma evolução maior do que esperado para o ano. A maturação e a sanidade da uva vão favorecer muito a qualidade dos produtos”, explica Zilio.

Com o volume colhido, aproximadamente 50 milhões de litros de bebidas serão elaborados pela Aurora. Do total, 36 milhões de litros (ou 60%) se transformarão em suco de uva tinto, 5,5 milhões em vinhos finos e outros 3,5 milhões em espumantes.

“Os moscatéis já estão sendo engarrafados e devem chegar em breve aos consumidores. A partir junho, a expectativa é que os brancos sejam colocados nas prateleiras. Já os tintos devem chegar em 2021”, adianta o enólogo-chefe da Aurora.   
 
A safra de uvas na Aurora nos últimos anos:              
2014 – 57 milhões de quilos de uva    
2015 – 65,5 milhões de quilos de uva                     
2016 – 33,6 milhões de quilos de uva                    
2017 – 71,5 milhões de quilos de uva                     
2018 – 61,8 milhões de quilos de uva                     
2019 – 68,2 milhões de quilos de uva                   
2020 – 61,9 milhões de quilos de uva          

Cidades onde estão os produtores de uva da Aurora*:             
– Bento Gonçalves     
– Cotiporã      
– Farroupilha  
– Garibaldi     
– Guaporé      
– Monte Belo do Sul  
– Pinto Bandeira        
– Santa Tereza
– São Valentim do Sul
– Veranópolis 
– Vila Flores     
Todas as propriedades ficam dentro de uma raio de 50 quilômetros da unidade industrial da vinícola, o que garante melhor frescor da fruta e evita a fermentação indesejada.

Representando 10,5% da safra gaúcha, Aurora comemora mais uma colheita histórica
Rolar para o topo
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO