Pela segunda vez, o Brasil sediará esse evento mundial das cooperativas do setor
As cidades de Bento Gonçalves e Farroupilha, na Serra Gaúcha, serão sedes do Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas 2019, que acontecerá nos dias 25 e 26 de abril. O evento é realizado desde 2010 e pela segunda vez acontecerá no Brasil.
Até o momento, estão confirmadas as participações, de cooperativas vitivinícolas e das entidades que as representam, de 7 países: Chile, Uruguai, Argentina, itália, Espanha e França, além do Brasil. O presidente da Cooperativa Vinícola Aurora, Itacir Pedro Pozza, preside do Fórum Mundial 2019. “Será uma grande responsabilidade sediarmos esse encontro mundial e, ao mesmo tempo, uma honra”, afirma Pozza, que está no comando da maior cooperativa vitivinícola do Brasil há 3 gestões consecutivas. “Nas participações anteriores a comitiva brasileira teve participação importante nas discussões, socializando nossa experiência, e agora temos a responsabilidade maior que é a de possibilitar um cenário profissional e competente em nossa região para esse importante debate internacional, avalia o presidente, enfatizando o espírito de coletividade impresso nesse evento desde sua criação: o de somar esforços para busca de alianças, intercâmbio de conhecimentos e solidariedade comercial, para o desenvolvimento de todos.
O Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas 2019 terá uma larga agenda de atividades e discussões a cumprir. “Serão analisados os desafios globais do setor da economia social, as perspectivas de desenvolvimento e de oportunidades de negócios, a modernização e os desafios da competitividade entre outros temas desafiadores”, explica Pozza.